Skip to main content

Pessoas e equipes pouco produtivas geram prejuízos, por isso gestores e empreendedores devem estar atentos constantemente. existem técnicas e recursos de tecnologia que resolvem quase todos esses problemas. Mas nenhuma delas irá funcionar se você não dominar a arte da COMUNICAÇÃO. Esse é o primeiro passo.

 

1. GESTÃO DO TEMPO

Diversos estudos expõem que, dentre as oito horas da jornada tradicional de trabalho, em média somos produtivos em menos de três. Portanto, é fundamental identificar o período do dia em que as pessoas são mais focadas nas tarefas e geram mais resultado para evitar marcar reuniões e outras atividades pouco produtivas nesses momentos.

2. ALINHAMENTO DE ATIVIDADES

Toda atividade precisa ter um prazo razoável para ser concluída com a qualidade esperada. Colocar datas de entrega para cada tarefa, sempre definindo em conjunto com quem está demandando a tarefa, é fundamental para mensurar a performance da execução.

3. AMBIENTE ADEQUADO

Não espere que sua equipe seja produtiva se o ambiente não colaborar. Isso inclui cadeira e mesa confortáveis, temperatura da sala agradável, cafezinho gostoso, controle do barulho, entre diversos outros aspectos de um escritório comum.

4. EQUIPAMENTOS E SOFTWARES CORRETOS

Poucas coisas são tão irritantes quanto um computador lento ou um software extremamente burocrático. Invista tanto em desempenho (máquinas de qualidade) quanto em softwares que proporcionem grandes melhorias de eficiência e organização. Atualmente existem diversos aplicativos para melhorar a gestão de projetos, processos, e-mails, arquivos, etc. (nós utilizamos o Office 365 aqui na TECJUMP).

5. PROCESSOS SIMPLES E OTIMIZADOS

Quantas vezes por mês você se reúne com a equipe para debater sobre os gargalos nos processos e ter ideias de como melhorá-los e simplificá-los? Caso a resposta seja “nenhuma vez”, então sugiro você parar de ler esse texto e convocar uma reunião agora. Só não caia na armadilha das reuniões intermináveis; seja objetivo e faça reuniões rápidas.

6. PLANEJAR O IMPREVISTO

Não quero falar sobre planejar as atividades porque isso é o básico. Mas o que poucos fazem é planejar os imprevistos. Sempre teremos demandas espontâneas e urgentes, e para que isso deixe de ser um problema que atrapalha a sua produtividade, comece a planejar esses imprevistos. Ou seja, entenda que você deverá ter brechas na agenda da semana para gerenciar isso sem atrapalhar as outras atividades.

Dica Bônus: DECORE O AMBIENTE COM PLANTAS

Parece estranho, mas uma pesquisa científica descobriu que um escritório decorado com plantas pode aumentar em até 15% a produtividade dos funcionários. Simples assim.

 

 

Fonte: https://blog.tecjump.com.br/como-aumentar-produtividade/