Armazenar dados na nuvem de forma segura e eficiente pode ser bem mais simples do que parece. A nuvem existe para facilitar a vida de todo mundo, pois nela temos mobilidade e segurança em níveis muito avançados, além de poder economizar bastante tempo e dinheiro.
Qualquer pessoa ou empresa consegue! Seja você um profissional autônomo, uma startup, empresa de pequeno porte ou até mesmo para uso pessoal, armazenar seus arquivos na nuvem e poder acessá-los de qualquer lugar é muito fácil.
Se você quiser saber como fazer, continue a leitura!
Primeiro passo: entenda a diferença entre Armazenamento de Dados x Backup
Existe diferença entre esses dois. Armazenamento de Dados na nuvem quer dizer colocar seus arquivos num servidor online e poder acessá-los e editá-los de qualquer lugar. Quando isso acontece, abre-se um “canal” entre o servidor onde o arquivo está armazenado e o dispositivo que você está utilizando, seja o notebook, desktop, celular ou tablet. Assim, tanto o upload quanto o download de dados será realizado por este canal e atualizado em todos os seus outros dispositivos em que os dados estão armazenados.
Já no Backup na Nuvem, você apenas envia os arquivos do servidor onde os arquivos estão armazenados para um local seguro na nuvem e só poderá acessá-los através de permissões específicas. Em um backup feito de forma segura, não existe troca de informações instantânea entre dispositivo e o local de segurança.
É possível fazer backup da nuvem para a nuvem?
Sim! Imagine um servidor local (um equipamento físico) configurado para fazer backup em nuvem diariamente. A lógica se aplica de forma semelhante para um servidor de armazenamento de dados na nuvem, onde os dados são transferidos para um local ainda mais seguro com acesso muito mais restrito.
Por que devo armazenar meus dados na nuvem?
Cada empresa tem uma necessidade diferente e você precisa avaliar bem qual o seu cenário. Se sua empresa possui muitos computadores e um volume muito grande de geração de arquivos e transferência de dados, ter um servidor local e uma estratégia de backup em nuvem segura pode ser a melhor opção.
Agora se sua empresa não possui tanta transferência de dados, precisa de mais mobilidade para acessar arquivos de diferentes dispositivos fora do escritório, precisa de uma gestão de conhecimento de forma colaborativa, entre outros, então o armazenamento de dados em nuvem pode ser uma boa opção.
Isso porque além do acesso fácil, as pessoas podem trabalhar simultaneamente nos projetos, ter uma comunicação mais ágil e uma gestão das tarefas mais eficiente.
magine que você está viajando a trabalho e se depara com situações como: precisar revisar alguns documentos em Word ou Excel para uma apresentação; enviar para algum cliente aquele relatório em PDF; anotar um insight de um projeto no documento do escopo; entre outros. Se você apenas possui um servidor local, qualquer uma dessas tarefas se torna impossível. Já se você utiliza um bom serviço de armazenamento em nuvem, essas tarefas podem ser feitas de qualquer celular com acesso à internet, até mesmo pelo 3G.
Home Office
Para empresas que possibilitam suas equipes a trabalharem de casa, ou de qualquer outro lugar do mundo, o armazenamento em nuvem se torna fundamental, tanto para acessar os arquivos, quanto para manter a comunicação alinhada.
Como realizar o armazenamento de dados na nuvem de forma eficiente?
Existem diferentes formas, mas vamos focar aqui nos meios mais simples que funcionam para a maioria das empresas.
Opção 01: Office 365
Aqui na TECJUMP nós utilizamos o Office 365 para armazenar nossos arquivos e gerenciar nossos projetos internos, assim como muitos de nossos clientes. Isso porque com ele não temos apenas os benefícios de um armazenamento rápido e muito seguro, mas temos também outros aplicativos que nos ajudam na comunicação (Microsoft Teams) e na execução das tarefas (Planner), tudo de forma integrada. Além disso, o Office 365 vem junto com o Excel, Word e PowerPoint, ferramentas do dia a dia de qualquer organização.
Por outro lado, se o que você busca é exclusivamente armazenamento e compartilhamento de arquivos, você pode assinar apenas o OneDrive, cujo valor sai bem mais em conta do que adquirir as licenças do Office 365.
Opção 02: Google Drive
O Google Drive também é uma ótima opção que serve para empresas de qualquer tamanho. Ele possui alta performance e uma interface bem simples de usar. Além disso, com uma conta do Google você também terá acesso a ouras ferramentas como o Docs (similar ao Word), Planilhas (similar ao Excel), Gmail, entre outros. Entretanto, ao utilizar o Google Drive, sua empresa ainda dependeria de outro serviço para a comunicação profissional, como o Teams, Skype ou Slack, por exemplo.
Opção 03: Dropbox
Essa é a melhor opção para quem busca APENAS o armazenamento e compartilhamento de arquivos. Seu desempenho é excelente, bastante seguro e o ponto forte é a facilidade na gestão de pastas e permissões de usuários. Entretanto, o Dropbox não possui nenhuma ferramenta de comunicação profissional e a edição de documentos (textos, planilhas, apresentações, etc.) deixa muito a desejar.
Essas três opções são as que consideramos as mais adequadas principalmente pela facilidade de uso. Mas você também pode explorar outras como iCloud, Box, Amazon, Mega e Adrive.
Armazenar arquivos na nuvem é seguro?
Com cada vez mais empresas e pessoas migrando para a nuvem, movimentando bilhões de dólares por ano, segurança tem se tornado um dos fatores mais importantes para as empresas que fornecem estes serviços.
Entre as principais empresas que citamos, grandes investimentos são feitos anualmente para garantir que as melhores tecnologias disponíveis e os melhores profissionais criem estratégias de criptografias cada vez mais sofisticadas para assegurar os dados de seus clientes.
Se for para escolhe entre o sim e o não, nós escolhemos: SIM, armazenar arquivos na nuvem é seguro.
Entretanto, na internet ninguém está 100% protegido. A nuvem pode trazer todos os benefícios que destacamos aqui no post e realmente as chances de você perder seus dados são extremamente remotas. Mas não podemos dizer que é impossível.
Atualmente temos tecnologia suficiente para garantir a total segurança dos arquivos durante a transferência entre servidores e dispositivos. Mas cabe a nós confiar na idoneidade das empresas que – se quiserem – poderão descriptografar e ler qualquer tipo de arquivo após o mesmo chegar aos seus servidores. Assim, antes de escolher seu fornecedor de serviços na nuvem, é importante conhecer profundamente suas políticas de privacidade e segurança como um todo e analisar se é uma empresa séria, com boa reputação no mercado.
Além disso, existe a falha humana que você precisa considerar. Por exemplo: se você realizar login no Google Drive num computador que não é seu e sem querer esquece de fazer logout, a próxima pessoa que utilizar esse mesmo computador terá acesso total aos seus arquivos. Por isso, mantenha sua equipe sempre consciente e informada sobre as boas práticas de segurança como um todo.
Por outro lado, o armazenamento em nuvem elimina diversos riscos que um servidor local está exposto, como furtos, panes elétricas, falhas do próprio equipamento, incêndio, entre outros.
Fonte: https://blog.tecjump.com.br/armazenamento-de-dados/